Conquiste o sucesso!



Você é uma pessoa de sucesso? Afinal, o que é ter sucesso? De uma forma bem resumida, segundo o dicionário Michaelis, sucesso é qualquer resultado de um bom negócio; êxito. Ainda assim é uma definição subjetiva, o que é um bom negócio para mim, pode não ser para você, o que é um êxito para mim, pode ser um fracasso para outro, se eu me inscrevesse em uma maratona, provavelmente não conseguiria terminá-la, chegar na metade para mim seria um sucesso, terminá-la seria uma conquista do qual me vangloriaria por toda a vida, mas para o atleta profissional a realidade e seus objetivos colocam esse sucesso em outro patamar, enfim, a definição de sucesso em um sentido mais intimista, cabe a quem quer alcançá-lo, ou seja, cabe a você definir o que é sucesso.
Mesmo sendo subjetivo, isso não quer dizer que não possamos elaborar meios para chegar ao sucesso.

1. Faça um mapa mental
Escreva seu objetivo principal em uma folha, no centro da folha. Agora anote ao redor o que é necessário para conquistar esse objetivo, o que será necessário para você chegar ao sucesso. Por exemplo, quero ganhar um milhão até o fim do ano, essa seria para mim uma conquista de sucesso. Escrevo então esse "sucesso" no centro da folha e agora, começo a escrever o que preciso fazer para chegar nele. Oferecer um serviço adicional por um pequeno acréscimo. Posso visitar mais clientes semanalmente. Vou criar um serviço para levar cachorros para passear no domingo, etc etc
Um outro exemplo, quero passar no vestibular. Escrevo "vestibular" no centro da folha e parto para o que é necessário para obter o sucesso. Preciso estudar mais matemática. Inglês é faolho, preciso de um professor particular. Vou estudar biologia pela internet. Enfim, destrinche seu objetivo final.

2. Dividindo para conquistar.
O segundo ponto, é pegar cada um do ítens necessário para alcançar o seu sucesso e, se necessário, dividi-los em partes um pouco menores, assim fica mais fácil realizá-lo. Esqueça todo o resto, concentre-se nesse pequeno objetivo, alcance-o, busque-o como se fosse seu ponto principal. Só então, quando achar que está pronto, passe para o próximo e depois para o próximo e assim até que tenha conseguido superar cada item da sua lista.
Essa premissa é válida em vários cenários, se você quer conquistar algo, divida seu objetivo em tarefas menores. O seu sucesso é aprender um instrumento? Primeiro aprendas algumas notas, depois uma música simples e assim sucessivamente, até atingir seu objetivo. No exemplo que dei anteriormente para ganhar um milhão até o fim do ano, uma das formas foi ofertar um adicional, neste caso, definir o serviço, como será realizado, quando irei ofertá-lo, ele estará vinculado à que, defina todas as variáveis deste item, realize o que for necessário, farei panfletos, um post para facebook. Realize a tarefa, uma vez realiza, passe para a próxima.

3. Aja em várias frentes
Anteriormente eu disse para focar em um item e só passar para o próximo quando este primeiro for alcançado, mas não é bem assim que as coisas acontecem na vida, não podemos fechar os olhos para tudo. É importante o foco como dito anteriormente, mas determinadas ações requerem atenção em outros pontos. Em muitos casos, precisaremos trabalhar em mais de uma tarefa simultaneamente, mas individualmente temos que ter a premissa do foco absoluto. No exemplo para ganhar um milhão, nada impede (e é até aconcelhável) que eu visite mais clientes, enquanto elaboro um serviço adicional (que será ofertado futuramente), ao mesmo tempo que - em outra frente que não está vinculada aos outros ítens - eu ofereço serviços para passear com cachorros aos finais de semana. Note que alguns itens do mapa mental dependerão de outros, e alguns não. Você precisará colocar na balança o que deve ser exclusivo e o que poderá ser simultâneo.

4. Não espere a perfeição plena
Eu disse, só parte para o próximo item quando o primeiro for alcançado, mas cuidado, não busque a perfeição plena, ela não existe e só fará você estagnar. Nenhum pianista clássico, por exemplo, se considera perfeito, pelo contrário, eles sabem muito bem onde são falhos e isso os ajudam a continuar estudando, a buscar a perfeição. Perceba que essa busca não os fazem protelar suas ações, mas o motivam. Eles estão produzindo enquanto estão estudando. Melhor o feito que o perfeito.

5. Valorize-se
Não se subestime e, principalmente, não se rebaixe. É muito comum nos compararmos aos outros e as vezes ficarmos tristes por não conseguirmos determinada coisa, mas não sabemos o que realmente cada um fez para obter o sucesso, qual o preço pago, o que o outro abriu mão para chegar aonde chegou. Gosto muito de uma história que diz mais ou menos assim: "Ao final do concerto, uma moça chega ao pianista e diz: - Daria minha vida para tocar como o senhor. E o pianista responde: - Foi o que eu fiz." 

Só tem pleno conhecimento dos obstáculos vencidos, quem os venceu, os outros são meros espectadores. - dssp