3 Atitudes para ter autodisciplina.



1. Seja realmente honesto com você mesmo.
Não finja ser o que não é. Ter uma atitude honesta e sincera consigo mesmo é mais importante quanto para com os outros, como poderemos tratar os outros com honestidade e sinceridade se não nos damos o mesmo tratamento?
E qual a relação disso com autodisciplina? Se você não for capaz de enxergar suas falhas e erros, não conseguirá mudar seus hábitos, e para isso você precisa ser honesto. Para muitas pessoas é difícil receber críticas, o ego não permite admitir erros, afinal, ninguém gosta de errar e poucos foram educados para admitir seus erros, por isso é fundamental honestidade para uma autocrítica e enxergar a falta de disciplina - ou outra falha qualquer.

2. Defina ou descubra o "por quê".
Você sabe qual a diferença entre realizar algo ou não realizar? O desejo, a vontade, o "por quê". Sabe aquela de pensar e desejar algo e você irá conseguir? Já falei sobre isso aqui no blog, esse é o ponto. Muitas pessoas acham que é algo simplesmente mágico - e que não funciona - basta eu ter pensamento positivo, basta eu desejar que irei conseguir. A verdade é que você realmente precisa desejar algo para que você crie dentro de você a vontade necessária para realizar seu objetivo, se forçar a buscar algo. Por isso o "por quê" é tão importante. Quanto mais valor você der ao que quer e deixar claro isso na sua mente, mais força de vontade você terá, ou seja, autodisciplina.

3. Elimine maus hábitos.
Corra! Elimine todos os seus maus hábitos. Quando você tem maus é extremamente difícil permanecer disciplinado. Mas tão difícil quanto ter autodisciplina é dizer adeus a maus hábitos, mas entenda, todo e qualquer mau hábito será uma tentação para a proscratinação. Tenha conciência do que está acontecendo, novamente seja honesto consigo mesmo e crie um sistema de gatilhos e recompensas.
Gatilho é aquilo que desencadeia o mau hábito, o estresse, uma música, um odor, enfim, algo que provoca em você a necessidade do mau hábito, indentifique-os e toda vez que eles ocorrerem substitua-os por recompensas, por exemplo, digamos que seu gatilho seja fome e seu mau hábito seja passar em um fast food saíndo do trabalho, sua recompensa é o lanche, certo? Então, vamos substituir sua recompensa, antes de sair do trabalho, coma um maçã. OK, sabemos que não passa nem perto, mas o importante é a recompensa, o seu gatilho - fome - será recompensado, mesmo que não com um delicioso lanche, mas uma boa maçã também sacia, a lógica é essa, cabe a cada um descobrir o seu gatilho e a melhor recompensa.

O mesmo método utilizado para eliminar maus hábitos, pode ser utilizado para criar novos hábitos e autodisciplina, recompense-se!