A verdadeira compaixão!




Sentir dó, não lhe faz melhor que ninguém, dó é um sentimento vazio, que não serve para nada se não for fruto da verdadeira compaixão, engana-se aquele que pensa que ao ter dó de alguém está sendo compassivo. Sentir dó não é sentir compaixão, porque a dó não lhe traz as mesmas sensações e sentimentos que a verdadeira compaixão traz. Ao trabalhar a verdadeira compaixão, você se transporta mentalmente para a pessoa com o qual quer ter a vivência, você sente a dor que ela sente, suas alegrias e angústias, seus medos, seus desejos, suas necessidades. Você é capaz de realmente se identificar com ela e sentir com ela e assim poderá também sentir por ela. Essa é a verdadeira compaixão. Dessa forma, o agir sem pretensão de retorno irá acontecer de forma natural.

Na fila do supermercado, repare à sua volta, analise uma pessoa qualquer, o que compra, o que veste, seu semblante, se está preocupa, sorridente, analise-a e tente sentir o que ela transmite ao ambiente. 

Vá além! Converse com alguém que você saiba que tem problemas, reflita depois sobre essa conversa, mas não pense em ter dó, pense em ter os mesmos problemas que ela, como ela levanta pela manhã, o seu trabalho, ou a falta dele, suas tarefas diárias, o que pensa ao se deitar, enfim, detalhes que muitas vezes passam despercebidos na correria do nosso dia a dia. 

Do outro lado da moeda, quando ver uma pessoa bem sucedida, feliz, alegre, também se coloque no lugar dela, será que foi fácil ela conseguir o que tem? Será que ela também não tem os seus problemas, suas dores. Será que a felicidade que aparenta não lhe custa horas e mais horas de trabalho ou noites mal dormidas? Esse também é um exercício de compaixão, mas não para a outra pessoa, esse é para nós, que muitas vezes criticamos pessoas mais afortunadas sem saber o que realmente acontece na vida de cada um, achando que esse tipo de pessoa tem, obrigatoriamente, uma vida mais fácil e feliz. 

A verdadeira compaixão é muitas vezes dolorosa e você poderá até se sobrecarregar, mas ela não só fará você ser uma pessoa melhor para os outros, ela lhe fará uma pessoa boa para você mesmo e o mundo um pouquinho melhor para todos.