5 maneiras para ser mais resiliente


Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
É fácil dizer que basta ser forte, levantar a cabeça, pensar positivamente, mas quando nos deparamos com alguns problemas não é bem isso que acontece, como sempre, é muito mais fácil dizer, do que fazer. Então, o que podemos fazer?

1. Aumente sua tolerância às adversidades.
Se você realmente quer ser uma pessoa mais relisiente, você precisa aumentar sua tolerãncia às adversidades e para isso você precisa aceitar mais como as coisas realmente são e se livrar das expectativas de como as coisas poderiam ser, ou seja, não crie expectativas.
As expectativas tendem a nos causar frustrações, principalmente quando nos vemos frente à problemas. No entanto, quando aprendemos a aceitar as adversidades e confronta-las, nós tomamos as rédeas da situação e nos colocamos em posição de superação, concentrando em uma solução em vez de se amargar em frustração.

2. Você é o lider da equipe, mas precisa de apoio.
Você precisa sempre estar focado em superar os desafios que a vida lhe apresenta, esse é o papel do líder e você é o lider, mas todo lider precisa de apoio e isso não é diferente quando estamos administrando nossa vida. Precisamos de alguém que nos dê suporte, é necessário colocar o ego de lado e adminitir que precisamos de ajuda, não há vergonha nisso, inverta o papel e veja como seria prazeiroso ajudar um amigo em situação igual. Deixe por perto pessoas em quem você pode confiar, o amor e apoio são ótimos remédios frente as dificuldades.

3.  Você é responsável pelos seus sentimentos
Sem desculpas, os seus sentimentos são de sua responsabilidade. Não é o outro que lhe irrita, é você que se irrita com o outro, não confunda culpa com responsabilidade. Por exemplo, se o marido trai a mulher, ele é culpado pelo sofrimento causado, mas a mulher é responsável em como irá enfrentar seus sentimentos, é por isso que, em uma mesma situação, vemos pessoas descontroladas e outras que conseguem enfrentar a situação. Pode parecer injusto, mas é assim que funciona. Assuma o controle.

4. A solidão não é sua inimiga
Algumas pessoas odeiam ficar sozinhas e é por isso, eu acho, que existe a TV. Quantas pessoas conhecemos que deixam a tv ligada mesmo sem estar assistindo? Aproveite os momentos de solidão para pensar, sem distrações, meditar é a palavra!
5 minutos de meditação lhe ajudará a obter um controle mais efetivos dos seus sentimentos, alias, de toda a sua vida. Reserve um tempo apenas para você, tire uma hora uma ou duas vezes por semana só para você e seus pensamentos. Se você ainda não experimentou meditação, procure no youtube, existe muito material bom a respeito.

5. Deixe ir!
Não vale a pena se desgastar com pessoas que lhe magoaram, apenas deixe ir! O rancor, a raiva, a vingança ou qualquer sentimento negativo que você alimente contra alguém não irá resolver nenhum problema, tão pouco irá afetar a outra pessoa, apenas irá lhe deixar mais negativo, mais deprimido. Aqui entra o bom e velho "Foda-se", deixa apenas ir, assim você estará no controle de seus sentimentos e pensamentos. Depois de superar qualquer sentimento negativo, a ação da outra pessoa não mais o controlará.

Resumindo, não criar expectativas, ter uma perspectiva correta sobre as adversidades, ter uma pessoa com quem possa confiar e assumir as responsabilidade pelos seus sentimentos são bases sólidas para construir sua resiliência. Mesmo guando você falhar, e todos nós falhamos, você será capaz de se recuperar, porque você quer fazer isso.