Pular para o conteúdo principal

Capítulo 2 - O reconhecimento das faltas

1. Para chegar a ter a preciosa mente 
Agora eu ofereço aos Tathagatas, 
Ao sagrado Dharma, a imaculada jóia, 
E aos Filhos de Buddha, os oceanos de excelência, 

2. Todas as flores e frutos que existem 
E todos os tipos de medicina, 
Todas as jóias no mundo existentes 
E todas as claras e refrescantes águas; 

3. Assim as montanhas incrustradas de jóias, 
E as arvores da floresta, os quietos sítios remansosos, 
As formidáveis árvores, pesadas de suas flores, 
E mais outras, de ramos tomados de belos frutos; 

4. E as fragrâncias celestiais de reinos, 
Incensadas, desejadas árvores, árvores-jóias, 
Colheitas não cultivadas, e todos os ornamentos 
Dignos de serem oferecidos; 

5. Lagos e gado, adornados com lótus, 
O belo grito dos selvagens gansos, 
Todas as desconhecidas coisas 
Da ilimitada esfera do espaço. 

6. Criando estas preciosidades na mente 
Eu as ofereço aos Supremos Seres, os Buddhas, 
Assim como aos seus Filhos. 
Oh, Compassivos Seres, 
Pensem em mim com cuidado 
E aceitem estes meus oferecimentos. 

7. Como não tenho mérito, destituído 
Estou das riquezas; e não tendo 
Outros oferecimentos a fazer 
Ó Protetores, vós que socorreis a todos, 
Por vosso poder aceitai minhas ofertas. 

8. Que eu possa oferecer todos os meus corpos 
Eternamente aos Conquistadores e a seus filhos. 
Aceitai-me, por favor, Supremos Heróis, 
Respeitosamente peço ser aceito por vós. 

9. Estando em vossa inteira proteção 
Que eu me liberte da existência condicionada 
Que eu possa suplantar meus anteriores males 
Com a perfeição de minha prática e minha vida 
E no futuro não mais os cometa! 

10. A estas salas de banho delicadamente perfumadas 
Sobre a brilhante cintilação de seus pisos de cristal 
E delicadas colunas de chamejantes jóias 
Que sustentam um dossel de deslumbrantes pérolas 

11. Imploro que venham os Tathagatas e seus filhos 
Banhar seus corpos com estas águas perfumadas 
De muitos jarros de ouro, encantadas 
Sob o acompanhamento de música e canções. 

12. Deixe-me secar os seus corpos bem-untados de perfumes 
com toalhas incomparavelmente limpas 
E então que eu apresente a esses Seres Santos 
Fragrantes artigos de vestuário de cores satisfatórias. 
 
13. Eu adorno com ornamentos múltiplos 
E várias vestes finas e suaves, 
O Aryas Samantabhadra, Manjughosha, 
Avalokiteshvara e todos os outros. 
 
14. Eu unto os Buddhas, cujas formas 
Como puro, polido, refinado ouro brilham como sóis, 
Com os perfumes mais escolhidos, cuja fragrância 
Penetra mil milhões de mundos. 
 
15. E ofereço os supremos objetos de oferendas 
Guirlandas bonitas, bem-organizadas, 
Como também encantadoras, docemente perfumadas flores, 
Como lírio, jasmim e flores de loto. 
 
16. Também oferto nuvens de incenso 
Cujo doce aroma arrebata a mente, 
Como também delicadezas celestiais, 
Inclusive uma variedade de comidas e bebidas. 
 
17. Eu as ofereço, enfeitadas com jóias, lâmpadas 
Organizadas em brotos de loto dourados; 
Em terra borrifada com água perfumada 
Eu espalho pétalas de delicadas flores. 
 
18. Para esses que têm a natureza da compaixão 
Ofereço palácios que ressoam com hinos melodiosos, 
Perfeitamente iluminados com pendentes de pérolas e pedras preciosas 
Isso adorna as infinidades de espaço. 
 
19. Eternamente deva eu oferecer a todos os Buddhas 
Guarda-chuvas de cabo enfeitados com jóias douradas 
E ornamentos primorosos que embelezam suas orlas, 
Erguidos em suas belas formas para serem usados. 
 
20. E além de uma massa de oferecimentos 
Ressoando com doçura e música agradável, 
(Como) nuvens que satisfazem a miséria do mundo, 
Permanecendo (enquanto necessário). 
 
21. E possa uma chuva contínua 
De flores e pedras preciosas descer 
Nos relicário e nas estátuas, 
E em todas as jóias de Dharma. 
 
22. Da mesma maneira que Manjughosha e outros 
Fizeram oferecimentos aos Conquistadores, 
Semelhantemente presenteio os Tathagatas, 
Os Protetores, seus Filhos e a todos. 
 
23. Glorifico os Oceanos de Excelência 
Com versos ilimitados de elogio harmonioso; 
Possam essas nuvens de elogio suave 
Constantemente ascender às suas presença. 
 
24. Com corpos tão numerosos 
Como todos os átomos dentro do universo, 
Eu me prosterno a todo o Buddhas dos três tempos, 
Ao Dharma e à comunidade suprema. 
 
25. Igualmente eu me prosterno a todos os relicário, 
Para as bases de uma Mente de Despertar, 
Para todos os abades instruídos e mestres 
E para todos os nobres praticantes. 
 
26. Eu busco refúgio em todos os Buddhas 
Até possuir a essência de Despertar, 
Igualmente busco refúgio no Dharma 
E na Assembléia de Bodhisattvas. 
 
27. Com mãos postas em prece peço eu 
Aos Buddhas e Bodhisattvas 
Que possuem a grande compaixão 
E residem em todas as direções. 
 
28. Ao longo da existência cíclica sem começo, 
Nesta vida e em outras, 
Ignorante, eu cometi ações más 
E ordenei que elas fossem feitas (através de outros). 
 
29. Subjugado pelas ilusões da ignorância 
Eu me alegrei com o mal que era feito, 
Mas vendo estes enganos agora, 
De meu coração eu os declaro aos Buddhas. 
 
30. Qualquer atos prejudiciais de corpo, fala e mente 
Que eu fiz em um estado mental transtornado, 
[Confesso] para as três jóias de refúgio, 
Meus pais, meus mestres espirituais e outros; 
 
31. E todas as injustiças sérias feitas por mim, 
Tão completamente mal e poluído 
Por uma abundância de faltas, 
Eu as declaro abertamente aos Guias do Mundo. 
 
32. Eu posso perecer bem antes 
De que todos meus males sejam purificados; 
Então por favor me protejam de tal modo 
Que rápida e seguramente me livre deles. 
 
33. O senhor da morte, indigno de confiança 
Não espera para as coisas serem feitas ou desfeitas; 
Nem se eu estou doente ou saudável. 
Este tempo de vida é passageiro e instável. 
 
34. Deixando tudo eu tenho que partir só. 
Mas por não ter entendido isto 
Eu cometi vários tipos de mal 
Por causa de meus amigos e inimigos. 
 
35. Meus inimigos  se tornarão nada. 
Meus amigos  se tornarão nada. 
Eu  me tornarei nada também. 
Igualmente tudo se tornará nada. 
 
36. Em pouco, igual a uma experiência de sonho, 
Qualquer das coisas que eu desfruto 
Se tornará uma memória. 
Tudo que passou não será visto novamente. 
 
37. Até mesmo dentro desta vida breve 
Muitos amigos e inimigos passaram, 
Mas qualquer mal insuportável que eu cometi para com eles 
Não passará frente a mim. 
 
38. Assim, por não ter percebido 
Que eu desaparecerei de repente, 
Eu cometi tanto mal 
Por ignorância, luxúria e ódio. 
 
39. Não permanecendo nem dia nem noite, 
A vida sempre está passando 
E nunca adquirindo mais tempo. 
Por que a morte não virá a um como eu? 
 
40. Quanto eu estiver deitado na última cama, 
Embora cercado por meus amigos e parentes, 
O sentimento da vida que é cortada 
Será experimentado por mim só. 
 
41. Quando agarrado pelos mensageiros da morte, 
Que benefício prestarão os amigos e parentes? 
Meu mérito só me protegerá então, 
Mas nisso eu nunca confiei. 
 
42. Oh Protetores! Eu, tão negligente, 
Inadvertido de tal terror como este, 
Acumulei muito mal 
Por causa desta vida passageira. 
 
43. Petrificada é a pessoa 
Conduzida para a câmara de tortura. 
A boca seca, os terríveis olhos afundados, 
Sua inteira figura transfigurada. 
 
44. Será preciso mencionar o tremendo desespero 
Do homem ferido com a doença e em grande pânico, 
Sendo apertado pelas formas físicas 
Dos assustadores mensageiros de morte? 
 
45. “Quem pode me dispor real proteção 
Deste grande horror?” 
Com apavorados, inchados olhos e boquiaberto 
Eu procurarei os quatro cantos para refúgio. 
 
46. Mas não vendo nenhum refúgio 
Serei envolvido em escuridão. 
Se não houver nenhuma proteção, 
Então o que poderei fazer? 
 
47. Então eu busco refúgio agora 
No Buddhas que protegem o mundo, 
Que se esforçam para abrigar tudo aquilo que vive 
E com grande força erradicam todo o medo. 
 
48. Igualmente eu busco refúgio puramente 
No Dharma que eles perceberam 
Isso tira os medos da existência cíclica, 
E também na assembléia de Bodhisattvas. 
 
49. Eu, tremendo com medo, 
Me ofereço a Samantabhadra; 
Para Manjughosha também 
Eu faço presente de meu corpo. 
 
50. Para o Protetor Avalokiteshvara 
Quem infalivelmente age com compaixão, 
Eu profiro um grito triste, 
“Por favor proteja este mal-feitor!” 
 
51. Em minha procura para refúgio 
Eu choro de meu coração 
Para Akashagarba, Ksitigarbha 
E a todos os Protetores Compassivos. 
 
52. E eu busco refúgio em Vajrapani, 
Na visão de quem todos os seres prejudiciais 
Como os mensageiros de morte 
Fogem em terror aos quatro cantos. 
 
53. Previamente eu transgredi seu conselho, 
Mas agora ao ver este grande medo 
Eu vou para você por refúgio. 
Fazendo por ser tirado assim rapidamente deste medo. 
 
54. Se eu preciso obedecer o conselho de um doutor 
Quando amedrontado por uma doença comum, 
Quanto mais assim quando infectado 
Por quatrocentas e quarenta doenças. 
 
55. Das quais basta uma 
Para aniquilar todas as pessoas que habitam a terra de Jambuvipa, 
Para as quais não havia remédio que as pudesse curar. 
 
56. E se intenção para agir de acordo 
Com o conselho dos Sábios Médicos 
Que podem desarraigar toda doença, 
Eu me culpo de não ter seguido. 
 
57. Se eu preciso ter cuidado 
Ao aproximar-me de um precipício pequeno, ordinário, 
Então quanto mais assim próximo de um de profundidade tamanha 
Cuja queda  derruba para mil milhas. 
 
58. É impróprio se desfrutar 
Pensando que hoje eu não morrerei, 
Dia virá 
Quando eu não me tornarei nada. 
 
59. Quem pode me conceder intrepidez? 
Como eu posso estar seguro disto? 
Se eu me tornarei nada inevitavelmente, 
Como eu posso relaxar e posso desfrutar? 
 
60. Que restam comigo agora 
Das experiências realizadas do passado? 
Mas por meu grande apego 
Eu tenho ido contra o conselho de meu espiritual mentor. 
 
61. Tendo partido desta vida 
E de todos meus amigos e parentes, 
Eu terei que ir só. 
Que uso têm os amigos e inimigos? 

62. “Como posso eu seguramente estar livre 
Do sofrimento, a fonte de miséria?” 
Continuamente noite e dia 
Deva eu só considerar isto. 
 
63. Tudo que foi feito por mim 
Por ignorância e inconsciente, 
Seja isto o rompimento de um voto 
Ou uma ação por natureza má, 
 
64. Eu humildemente confesso tudo 
Na presença dos Protetores, 
Com mãos postas em prece, me prosternando novamente e novamente, 
Minha mente terrificada pela miséria (por vir). 
 
65. Eu peço a todos os Guias do Mundo 
Por favor aceitem meus males e injustiças. 
Desde que estes não são bons, 
No futuro não os farei mais.

>>> Capítulo 3 - Adotando o Espírito de Despertar <<<

Postagens mais visitadas deste blog

Um pássaro não canta porque tem uma resposta.

"Um pássaro não canta porque tem uma resposta. Ela canta porque tem uma canção." (Provérbio Chinês)

Exigindo de Si Mesmo, Esperando Pouco dos Outros: Um Caminho para Evitar Aborrecimentos

"Exija muito de ti e espere pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos." Esta frase, apesar de concisa, carrega consigo uma sabedoria profunda sobre como navegar pelas águas muitas vezes turbulentas das relações humanas e das expectativas. Em um mundo onde a decepção e a frustração são frequentemente causadas por expectativas não atendidas, o conselho de exigir mais de si mesmo e esperar menos dos outros pode parecer inicialmente desconcertante. No entanto, ao examinar mais de perto, descobrimos uma abordagem pragmática e empoderadora para lidar com os altos e baixos da vida. Exigir muito de si mesmo é um convite para o autodesenvolvimento e a autotransformação. É reconhecer que somos os únicos responsáveis por nossas próprias ações, escolhas e resultados. Ao definir padrões elevados para nós mesmos, buscamos constantemente superar nossos limites e alcançar nosso potencial máximo. Essa mentalidade de autossuperação nos impulsiona a buscar a excelência em todas as...

Samsara

Samsara (sânscrito-devanagari: संसार: , perambulação) pode ser descrito como o fluxo incessante de renascimentos através dos mundos. Na maioria das tradições filosóficas da Índia, incluindo o Hinduísmo, o Budismo e o Jainismo, o ciclo de morte e renascimento é encarado como um fato natural. Esses sistemas diferem, entretanto, na terminologia com que descrevem o processo e na forma como o interpretam. A maioria das tradições observa o Samsara de forma negativa, uma condição a ser superada. Por exemplo, na escola Advaita de Vedanta hindu, o Samsara é visto como a ignorância do verdadeiro eu, Brahman, e sua alma é levada a crer na realidade do mundo temporal e fenomenal. Já algumas adaptações dessas tradições identificam o Samsara (ou sa sâra, lit. "seu caminho") como uma simples metáfora. Samsara no Budismo Tibetano É a perpétua repetição do nascimento e morte, desde o passado até o presente e o futuro, através dos seis ilusórios reinos: Inferno, dos Fantasmas Famintos, dos...

Lembre-se de largar o copo!

Uma psicóloga falando sobre gerenciamento do estresse em uma palestra levantou um copo d'água. Todos pensaram que ela perguntaria "Meio cheio ou meio vazio?". Mas com um sorriso no rosto ela perguntou "Quanto pesa este copo de água?" As respostas variaram entre 100 e 350g. Ela respondeu: "O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu segurar por um minuto, não tem problema. Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu segurar por um dia meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava". Ela continuou: "O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa". Então le...

O homem só envelhece quando...

O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. - Provérbio Chinês

Cobiça x Ambição

É comum vermos pessoas denegrindo outras por serem ambiciosas, muitas vezes misturando essa imagem de ambição com cobiça, mas existe diferença? Segundo o dicionário, um é sinônimo do outro, logo temos - Cobiça: Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.; vontade intensa de conseguir algo; obstinação. Sinônimos de Cobiça: obstinação, inveja, ambição, avidez, sede, cupidez, ganância, anseio. Já para Ambição temos: Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc; obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sucesso; pretensão. Sinônimos de Ambição: anseio, sofreguidão, desejo, anelo, avidez, cobiça, sede. Analisando um pouco melhor podemos verificar algumas diferenças sutis, a cobiça tem um caráter mais negativo, entre seus sinônimos - por exemplo - encontramos a inveja, a ganância, já a ambição temos a vontade de alcançar algo, o anseio, o desejo, temos algo mais positivo e vejo nisso um diferencial import...

Além da Coincidência: Desvendando a Sincronicidade e Seu Impacto Psicológico

A experiência humana é frequentemente marcada por eventos que parecem ir além da mera causalidade. Encontramos pessoas em quem estávamos pensando momentos antes, sonhamos com um símbolo que aparece inesperadamente no nosso dia, ou vivenciamos uma sequência de acontecimentos improváveis que carregam um forte senso de significado pessoal. Esses momentos misteriosos, onde o interno e o externo parecem se espelhar sem uma ligação causal aparente, nos levam a questionar a natureza da realidade e as forças invisíveis que podem estar em jogo. É nesse contexto que emerge o conceito de sincronicidade, um termo cunhado pelo renomado psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Longe de ser uma simples coincidência, a sincronicidade postula a existência de um princípio de conexão acasual, uma espécie de "coincidência significativa" que transcende as explicações lineares de causa e efeito. Jung, em colaboração com o físico ganhador do Prêmio Nobel Wolfgang Pauli, explorou profundamente essa ide...

Desvendando o Inconsciente: O Poder Simbólico na Jornada de Individuação Junguiana

A Busca pela Totalidade e o Papel da Psicologia Junguiana Desde os primórdios da consciência humana, ecoa no âmago do ser um anseio profundo por inteireza, por transcender a fragmentação da experiência e alcançar um estado de completude. Essa busca pela totalidade, inerente à condição humana, manifesta-se de inúmeras formas – na filosofia, na arte, na religião e, crucialmente, na jornada individual de autoconhecimento. Em meio a essa busca incessante, a psicologia analítica de Carl Gustav Jung emerge como uma bússola valiosa, oferecendo um mapa para desvendar os mistérios da psique e trilhar o caminho da individuação. A psicologia junguiana, com sua visão profunda e abrangente da psique, postula que o ser humano é muito mais do que a sua consciência cotidiana. Abaixo da superfície da mente consciente reside um vasto e dinâmico mundo interior: o inconsciente. Para Jung, o inconsciente não é meramente um depósito de conteúdos reprimidos, mas sim uma fonte rica de sabedoria, criatividad...

Força interior.

Se um ovo se rompe por uma força exterior, a vida termina, mas se ele se rompe por uma força interior, a vida começa! Grandes coisas começam a partir do seu interior!

Nada dura para sempre.

Nada dura para sempre, nem as dores, nem as alegrias. Tudo na vida é aprendizado. Tudo na vida se supera.